O Desaparecimento de Tuvalu: Problemas no Paraíso (The Disappearing of Tuvalu: Trouble In Paradise), de 2004, é uma visão detalhada da vida contemporânea no minúsculo país do Pacífico Sul, chamado Tuvalu. O filme documenta a primeira nação na Terra que enfrentará destruição total devido aos efeitos do aquecimento global. Com uma população de 11 mil habitantes vivendo numa área menor que Manhattan, Tuvalu tem sido habitada por mais de quatro mil anos.

O povo simpático e com grande senso comunitário dessa ex-colônia britânica luta para sobreviver economicamente enquanto confronta a possibilidade de terem que abandonar sua terra natal em massa dentro dos próximos 50 anos. Enquanto a sociedade industrial inicia sua fala sobre as ameaças e as causas do aquecimento global, a elevação do nível dos mares e as mudanças cada vez mais violentas no clima já deixaram suas marcas nessa pobre nação insular.

O governo de Tuvalu e outras organizações interessadas estão dirigindo sua súplica por soluções para os países ricos cujas enormes emissões de poluentes são a contribuição principal para esse fenômeno. Observação, narração e entrevistas com cidadãos de Tuvalu de vários estilos de vida enriquecem esse retrato completo de uma comunidade única confrontada com um futuro duvidoso na linha de frente dessa ameaça ambiental global.

O trailer do filme (em inglês) pode ser assistido em:





Assista também ao protesto de Tuvalu na COP-15:





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *