Acaba de sair meu capítulo, junto com Laura Valente de Macedo, “Transnational Municipal Networks and Cities in Climate Governance: Experiments in Brazil”, no livro “Urban Climate Politics: Agency and Empowerment” (Eds. Jeroen van der Heijden, Harriet Bulkeley e Chiara Certomà), da Cambridge University Press.

O livro faz parte do projeto Earth System Governance, a maior rede de pesquisa de ciências sociais na área de governança e mudanças ambientais globais, a qual integro desde 2010, junto com 300 pesquisadores do mundo todo.

O esforço desse livro foi fazer uma “colheita” sobre os principais resultados das pesquisas sobre políticas climáticas em áreas urbanas, sobre a contribuição do projeto para o tema nesses últimos 10 ano, bem como trazer novos questionamentos e agenda de pesquisa futura.

No nosso capítulo, Laura e eu abordamos o papel das redes transnacionais de municípios para a governança climática nas cidades brasileiras, em especial, a campanha Cidades pela Proteção do Clima (CCP, Cities for Climate Protection), do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. Nós analisamos a CCP para determinar como essas redes de municípios têm possibilitado que os governos locais empreendam formas mais experimentais de governança e intervenção climática.

Primeiro, fazemos uma revisão da literatura discutindo o papel das redes transnacionais de municípios no fomento à experimentação na governança climática. Depois, analisamos a implementação da CCP nas cidades brasileiras, mapeando os experimentos climáticos ao longo das três fases da campanha. Assim, estabelecemos a conexão entre as redes transnacionais de municípios como agentes coletivos e a experimentação climática urbana nas cidades brasileiras, contribuindo para a literatura sobre governança climática urbana no Sul Global. Ao mesmo tempo, esperamos lançar alguma luz para pensar as políticas climáticas nas cidades, a partir das experiências analisadas.

Voltando ao livro, seus treze capítulos contribuem para pensarmos sobre os desafios e soluções possíveis envolvendo as mudanças climáticas no século urbano, o século em que vivemos. Leitura fundamental para pesquisadores e profissionais da área de governança e políticas climáticas urbanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *