Os principais problemas ambientais do planeta ocorrem principalmente a partir das atividades humanas que acontecem nos espaços das cidades. Ao mesmo tempo, é nas cidades onde são sentidos os impactos decorrentes das mudanças ambientais que estão ocorrendo em escala global.

Assim, as cidades se configuram como lugares-chave para responder aos desafios da crise ambiental em curso.

Em seu novo livro “Cidades Sustentáveis: Reflexões sobre os desafios socioambientais urbanos no século XXI”, publicado pelo Clube de Autores, a cientista social Fabiana Barbi traz um panorama da busca pela sustentabilidade nas cidades, com exemplos do que vem acontecendo no Brasil e no mundo.

O livro reúne uma coletânea de textos com reflexões da autora, que é também pesquisadora, voltadas para um público interessado nas questões ambientais, mas não necessariamente especialista.

Com textos curtos e linguagem acessível, ela aborda uma variedade de assuntos ligados à sustentabilidade nas cidades, como governança, mudanças climáticas, infraestrutura verde, desastres, consumo, poluição, mobilidade, biodiversidade, saúde, agricultura, entre outros.

O livro traz um alerta sobre os principais desafios socioambientais urbanos que a humanidade enfrentará neste século. Traz também um cenário sobre os acertos e os erros no caminho trilhado por gestores públicos, ativistas, cientistas e cidadãos preocupados com o meio ambiente e o futuro do planeta. E mostra que as soluções estão a nosso alcance.

Exemplo disso são as redes de cooperação de cidades para o meio ambiente, que têm alcançado uma série de ações significativas. Há ainda o potencial da TI verde e das compras públicas sustentáveis, que podem orientar o mercado para soluções menos impactantes para o meio ambiente. A agricultura urbana e as hortas também estão alinhadas com a sustentabilidade nas cidades, assim como os ecobairros.

É uma leitura indispensável para quem deseja estar em dia com assuntos relacionados à vida urbana e aos problemas ambientais globais que atingem as cidades.

O livro está disponível na versão impressa e e-book  –https://www.clubedeautores.com.br/livro/cidades-sustentaveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *